'Arranha-céus'
Atualizado: 31 de mar. de 2020
Há alguns anos começou essa 'explosão' de prédios enormes que quase tocam o céu, muitos estão tentando bater o recorde de prédio mais alto do mundo, o recordista até em tão está é claro em Dubai o famoso Burj Khalifa com seus míseros 828m de altura em 163 andares e foi concluído em 2010, possui andares destinados a residência, escritórios e para hotelaria. Construído pela 'Samsung Engineering & Construction', da Coreia do Sul. Sua estrutura primária é em concreto reforçado.
Dados de sua fundação que utilizou um concreto armado de alta densidade e baixa permeabilidade:
45.000 m³ de concreto.
110.000 toneladas.
192 estacas.
1,5m de diâmetro de cada estaca.
Estacas com 43m de profundidade.
Toda a construção do edifício Burj Khalifa utilizou cerca de 330.000m³ de concreto e 31.400 toneladas de aço. O edifício custou cerca de $ 1.500.000.000 de dólares e levou aproximadamente 6 anos para ser concluído.
Com esse volume de material gigantesco, é de impressionar que ele ainda possua um design sofisticado, não basta ser o maior teria que ser elegante também, com certeza um grande desafio para os engenheiros, mas que certamente valeu a pena.
Você deve se perguntar como que chega a água da rua no ultimo andar, a resposta mais lógica e comumente utilizada seria - através de um motor é claro, porém não é tão simples assim. Com apenas 1 bomba d'água por maior que seja, a pressão m.c.a (metro de coluna de água) iria estourar a tubulação. Então para solucionar este problema os engenheiros resolveram fazer mais dois níveis intermediários para reservatórios de água, onde a água é bombeada nível após nível até chegar ao topo e abastecer todo o edifício.

Outro gigante da engenharia é o Shanghai Tower, está localizado em Xangai na China. Possui 632m de altura com 128 andares, sendo de uso variado entre hotéis, lojas, entretenimento variado, escritórios e observação, com cerca de 380.000 m² de construção.
O custo para construção deste edifício chegou a $2.400.000.000 de dólares. Inaugurado em 2015, levou aproximadamente 7 anos para ser concluído.
Curiosidade: Possui o elevador mais rápido do mundo, que chega a uma velocidade de 20,5m/s ou 1.230 m/min, percorrendo a distância de todos os seus andares em menos de 1 min.

O próximo gigante da lista é o Makkah Clock-Royal Tower, localizado em Makkah na Arábia Saudita, com 601m de altura em 95 andares, divididos entre hotel, garagem e centros comerciais, foi inaugurado em 2012, sendo necessário 8 anos para sua conclusão.
O edifício ou melhor o conjunto de 7 torres agrupadas em um único edifício são detentores de vários recordes mundiais como: o mais alto hotel do mundo, a mais alta torre de relógio do mundo, a maior área coberta do mundo, a maior face de relógio e o terceiro maior edifício do mundo. Além de possuir uma das maiores áreas construídas do mundo com 1.500.000 m².

Estes são os 3 maiores edifícios do mundo até o momento, mas com certeza a ambição do ser humano o fará ir mais alto. Já existe um edifício em construção com mais de 1 km de altura, e está para ser inaugurado entre 2019 e 2020, o Jeddah Tower, localizado em Gidá na Arábia Saudita, com seus majestosos 1008m de altura divididos em 167 andares.
Gostou? Deixe seu curtir ou comente abaixo!
Fonte dos dados: https://www.emporis.com/
#edificio #predio #maisalto #maior #engenharia #construcao #recordemundial #arranhaceu