top of page

Drones na Engenharia

Atualizado: 31 de mar. de 2020

O que os drones podem fazer para agilizar o trabalho dos engenheiros e arquitetos!?


Os drones vieram para facilitar o trabalho em diversas áreas, não apenas dos engenheiros e arquitetos. São aptos a atuar tanto para o entretenimento quanto para atividades que exijam versatilidade, mobilidade e força. Existem hoje no mercado, drones com capacidade de carga de 25 kg e até mais dependendo do modelo, são mais difíceis de encontrar e provavelmente será necessário importa-lo, porém analisando o custo x beneficio talvez seja uma excelente opção dependendo do serviço que você pretende executar.


Há também drones de baixo custo utilizado apenas para filmagens ou fotos aéreas, tudo vai depender do investimento que você pretende fazer e do retorno que ele pode dar. Alguns modelos de drones já são capazes de realizar movimentos automáticos através de pontos georreferenciados e planos de voo, o que auxilia muito em trabalhos de topografia, pois podem também sobrevoar grandes áreas em pouco tempo, além de sua grande capacidade de mapeamento e fotogrametria (imagens em 3D através de modelagem).

Curiosidade: Com cerca de R$ 4,5 mil, é possivel comprar um drone Phantom 3 professional por exemplo que atinge aproximandamente 57 km/h segundo o fabricante, e tempo máximo de voo de 23 min.

Drone Phantom 3 Professional com câmera 4K

Vamos então para as principais vantagens dos drones na engenharia!


  • Agilidade.

  • Mobilidade.

  • Facilidade no transporte.

  • Redução dos riscos.

  • Redução de custos.

  • Redução no planejamento.

  • Redução no custo de EPIs.

  • Melhor captura de imagens.

  • Precisão nas imagens.

  • Acesso a locais que antes eram inacessíveis.

  • Múltiplas inspeções.


Antes da era dos Drones, para se fazer uma inspeção de grandes obras, ou laudos técnicos havia a necessidade em alguns casos da contratação de helicópteros e até mesmo aviões para o registro de imagens aéreas e elaboração de modelagem 3D, o que elevava e muito o custo para este tipo de trabalho. Além de que fazer uso de um helicóptero ou avião para poder obter imagens aéreas implicavam em diversos problemas, como a necessidade de aeroportos ou helipontos e até mesmo a própria aeronave que por vezes não havia disponibilidade em todas as cidades.


Com a chegada dos drones, trabalhos como o de inspeção, laudos, topografia e fiscalização de obras foi amplamente facilitado tanto pela agilidade quanto pela mobilidade e transporte, sem falar que não existe risco a vida dos envolvidos que por vezes ao não ter acesso as aeronaves, utilizavam meios como guindastes, cordas, escadas, andaimes entre outros que comprometiam o sucesso da operação.


Pontos de difícil acesso como matas, andaimes, balancim ou fachadas de prédios, muitas vezes exigem pessoas especializadas para realizar o serviço ou ainda demanda tempo para fazer cursos como NR35 - Trabalho em Altura por parte do profissional.


Presenciei um caso em um estágio que realizei em 2013, onde o engenheiro da empresa precisou fazer rapel em um edifício de 16 andares para conseguir analisar o desplacamento do revestimento externo do edifício, claro que cada caso é um caso, mas se houvesse um drone nesta situação para poder analisar a fachada mais de perto, e obter imagens em 4k a uma curta distância, apenas as imagens teriam surtido um grande efeito para resolução do problema.

Como funciona o mapeamento 3D?


O mapeamento 3D com drones pode conseguir uma precisão milimétrica, porém para que isso seja possível é necessário obter alguns pontos de controle que um programa como o 'Agisoft Photoscan Pro' indica onde ficam, e você pode contratar uma empresa para obte-los.


Existem alguns softwares no mercado que você pode estar utilizando para realizar o mapeamento topografico em 3D. Através do 'Dronedeploy' por exemplo você consegue traçar um plano de voo e mandar um Phantom 3 Pro tirar as fotos para que você consiga montar uma foto ortomosaico, que basicamente é um modelo em 3D do terreno, porém não é algo tão básico assim, para chegar em um modelo desejável exige uma jornada de trabalho em cima de centenas de fotos para conseguir montar o modelo, como recompensa depois de montado você vai possuir todas as informações necessárias sobre aquela região, pois todas as fotos são marcadas com sua exata latitude e longitude.


Sem falar nas imagens em alta resolução ao apresentar para um cliente um relatório completo que o próprio Agisoft Photoscan Pro gera, a modelagem em 3D, e todas as informações possíveis sobre o terreno, com certeza estará apresentando muito profissionalismo e competência resolvendo o problema de seu cliente, e isto será um grande marketing para sua empresa.



Ortomosaico do Autódromo internacional de Cascavel-PR - Zilmar Beux

Curiosidade: O software Agisoft Photoscan Pro pode ser encontrado no mercado por um preço médio de R$3,5 mil, sendo um dos melhores em custo x beneficio.


Outras ferramentas que você pode estar utilizando para a modelagem são o bom e velho AutoCAD e o Google Earth. Além é claro de diversos softwares que existem no mercado para modelagem em 3D, e ficam a critério de cada um.


Gostou? Deixe sua opinião ou sugestão abaixo.


#Drones #Modelagem3d #futuro #engenhariacivil #topografia #Mapeamento3D

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo.png
bottom of page