top of page

Qual a importância em contratar um Engenheiro Civil?

Atualizado: 4 de nov. de 2023

Não quer ter problema na sua obra? Contrate um profissional!

A engenharia civil é a área de maior importância quando o assunto é estrutura, pois ela torna viável a construção de casas, estradas, pontes, viadutos, aeroportos, barragens, metrôs e toda estrutura que possa vir a ser construída. Muitos outros serviços partem da engenharia como: fiscalização de obras, consultorias, laudos técnicos, perícias, segurança do trabalho, segurança da obra. Abre-se um leque enorme de funções na qual um engenheiro pode atuar.

Para edificações sua atuação começa nos projetos, mais precisamente o projeto arquitetônico, é a partir deste que são elaborados os projetos complementares, entre eles: estrutural, hidráulico, sanitário, elétrico, telefônico entre outros. Após a conclusão deles, aprovados pelos órgãos competentes e compatibilizados é que a obra será executada, sendo elaborados a partir de normas técnicas e as leis do município, que determinam parâmetros que cada obra deve seguir, contribuindo para a segurança da edificação bem como o bom desenvolvimento da cidade.


O engenheiro civil tem as ferramentas e conhecimentos necessários para fazer os cálculos estruturais, dimensionamentos hidráulicos, elétricos e sanitários da obra, além de prover a segurança da obra é possível otimizar o seu dimensionamento de forma a economizar materiais reduzindo seu custo final.

Concluído a elaboração dos projetos e sua aprovação, o engenheiro consegue montar um cronograma físico - financeiro para otimizar a mão de obra e o tempo de execução. Ainda, é possível gerar um orçamento completo da obra onde serão descriminados todos os materiais e serviços que deverão ser executados, e então é gerado uma estimativa de custo com uma margem de erro muito pequena. Consegue também abrir frentes de trabalho e gerenciar para que atuem de maneira sincronizada dentro do canteiro ganhando tempo e adiantando sua conclusão.

Um projeto bem dimensionado, traz economia para o cliente em sua obra em diversos pontos.


Uma fundação de obra por exemplo custa entre 6% a 8% do custo total da uma edificação se bem dimensionada, porém quando mal dimensionada pode entrar em dois casos:


Superdimensionada - esbanjando material desnecessário, aumentando o custo para o cliente durante a execução.

Subdimensionada - economizando material durante a execução, porém colocando em risco a estabilidade da edificação e com certeza aumentando o numero de manutenções necessárias no futuro, com o avanço de patologias.


Das duas formas o mal dimensionamento joga o custo para o cliente, que de certa forma por não ter um conhecimento aprofundado de obras, acaba pagando o preço sem saber.

Atuação em projetos.


Com a intenção de prestar um excelente trabalho para meus clientes, todos os projetos elaborados são examinados de forma criteriosa, antes durante e depois de concluídos.


Antes - é realizado um pré dimensionamento da obra, e analisado os pontos de maior complexidade, como balanços e grandes vãos.


Durante - são realizados testes durante o dimensionamento para analisar qual a melhor combinação entre pilares e vigas, com seus formatos e direções. Analisando a estabilidade global da edificação.


Depois - antes da impressão final dos projetos é feito uma conferência para verificar se não são encontrados erros de projeto e analisado a compatibilização com o projeto arquitetônico. Durante a obra e fiscalizado a sua correta execução para garantir que sejam feitas de acordo com o que foi planejado.

Existem diversas formas de se executar uma obra, cabe ao profissional decidir qual será mais viável.

Ainda não está convencido que a melhor opção para sua obra e contratar um profissional?

Se você acredita que sai muito caro contratar um bom profissional. Tenho a obrigação de te informar que sai muito mais caro não contratar.

Além de ser necessário um responsável técnico, para que sua obra esteja regularizada com o município, a contratação de um engenheiro pode te trazer muitas vantagens, pois o custo do profissional é compensado com a redução no desperdício de materiais, o aumento na produtividade dentro do canteiro com diversas frentes de trabalho sendo coordenadas pelo engenheiro de modo a agilizar a execução, garantia de qualidade e segurança da edificação, os materiais que entram na obra são verificados quanto a sua qualidade e quantidade, a execução da mão de obra é verificada constantemente e também lhe confere uma garantia para sua obra, pois o profissional se torna responsável por tudo que foi executado.

Isso tudo gera, economia, segurança, garantia de qualidade e execução.


580 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo.png
bottom of page