Projeto  Estrutural

Importância  

 

         Como engenheiro considero o projeto estrutural um dos mais importantes, todos são extremamente necessários, mas o estrutural deve ser um projeto muito bem feito, pois ocorrendo qualquer falha na elaboração do projeto que passe despercebido na correção do mesmo, poderá acarretar prejuízos enormes para o cliente, e o pior de tudo é que o cliente por ser leigo no assunto acaba pagando caro por algo desnecessário e sem perceber.

 

Antes da elaboração

         Antes de iniciar o projeto é feito um esboço de como será feito a estrutura juntamente com um pré dimensionamento, com o auxilio de uma planilha de Excel que calcula algumas variáveis e apresenta uma área inicial para os pilares. Neste estudo é analisado os esforços globais da estrutura a forma como ela se comportará quando estiver concluída, e pré determinado a direção dos pilares bem como suas dimensões como mencionado acima.

Pre dimensionamento.JPG

Este é um exemplo de pré dimensionamento de pilares de um prédio de 20 andares.

Possíveis problemas

         Exitem alguns problemas que podem surgir em um dimensionamento mal feito e consequentemente na estrutura.

  • Super-dimensionada - Quando a fundação, vigas, pilares ou laje, acabam tendo dimensões exageradas, muito além do que era necessário para suportar os esforços. Isto faz com que seja utilizado mais materiais como, concreto, aço e formas de madeira, gerando um custo desnecessário para o cliente. E dependendo da dimensão desse aumento pode acabar trazendo problemas para a estrutura que passou a ser mais pesada sem necessidade.

  • Sub-dimensionada - Quando a estrutura inteira ou parte dela possuem dimensões menores do que as ideais para suportar o carregamento. Isto irá gerar fissuras em vigas e pilares devido ao carregamento e em casos mais extremos a ruptura, e neste meio termo podem ocorrer diversas outras patologias não apenas em elementos estruturais.

          De toda forma quem paga o preço acaba sendo o cliente por não ter conhecimento do assunto. A diferença é que quando é Super-dimensionada o cliente paga durante a execução e com sorte não terá problemas pela carga excessiva da estrutura, e quando e Sub-dimensionada o cliente paga tempo após a execução quando começam a aparecer as fissuras, rachaduras, desplacamentos de revestimentos entre outras diversas patologias.

Meu    trabalho

         Para desenvolver um projeto estrutural, tenho o foco de construir de forma segura e econômica, pois de certa forma é para isto que existe a engenharia, construir estruturas que durem por anos e que seja feito de forma mais segura possível e econômica. Como dizem " Se é para encher de concreto e aço não precisa de engenheiro ". 

         Ouço frases como: "A ESTRUTURA É BOM FAZER MAIS REFORÇADA MESMO"

         

          - Não é bem assim que funciona uma estrutura, na grande maioria dos casos, apenas aumentar a quantidade de concreto não irá resolver o problema, mas com certeza pode gerar outro problema o de sobrepeso. E como já mencionei a Engenharia esta ai para isto, para encontrar um meio termo para que tudo funcione perfeitamente.

         Vigas e pilares são feitos com união de concreto e aço, que também são feitos da união de outros itens, no caso do concreto: cimento, areia, água, brita (existem diversas dimensões), e no caso de concreto usinado alguns aditivos. Já o aço é feito com ferro, carbono, manganês, níquel, enxofre, cromo entre outros diversos materiais, com quantidades precisamente calculadas. Esta variedade de combinações são levadas em consideração nos coeficientes gerados para os cálculos da estrutura. E com toda certeza "encher de concreto" não é a solução para determinado problema.

         Prefiro executar uma obra que o meu cliente tenha dinheiro sobrando para me pagar, do que não tenha dinheiro para terminar a construção. Pensando desta forma que elaboro todos os meus projetos, seja arquitetônico, seja estrutural, hidráulico ou elétrico.

Veja também:

imagem-1.jpg
PROJETO ARQUITETÔNICO
Este é o principal projeto para sua obra, a partir dele são elaborados os projetos complementares.
Conforme a obra apenas este projeto é exigido pelos órgãos responsáveis para realizar a regularização de seu imóvel.
Escritório
ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS
Construir com segurança, sem dores de cabeça e com a certeza que seu sonho está em boas mãos.
Administrar é cuidar para que tudo seja feito como o planejado, prever e resolver possíveis problemas.
Logo.png