Projeto  Arquitetônico

O projeto arquitetônico é uma atividade técnica de criação e antecede toda construção, é desenvolvido para diversos tipos de ambientes e atividades como residenciais, comerciais e corporativos.

Pode ser dividido em 5 etapas sendo elas:

-   Pré-projeto: visa levantar as condições e necessidades pré existentes, bem como as exigências do cliente.

-   Estudo preliminar e de situação: é a primeira etapa da elaboração técnica do projeto, em que é analisado as exigências da prefeitura e outros órgãos quanto a construção no terreno, as condições topográficas, feito um exame local do terreno para ver as condições em que está situado, além de uma entrevista com o cliente sobre tudo que ele precisa que a construção atenda.

-   Anteprojeto: concepção e representação das informações técnicas levantadas até então, para elaboração de um projeto que atenda todas as normas vigentes bem como sua aprovação pelos órgãos competentes.

-   Projeto executivo: concepção e representação final das informações técnicas para o projeto arquitetônico definitivo à ser executado na obra.

-   Compatibilização: realização da compatibilização com os projetos complementares de forma que todos estejam alinhados não ocorrendo problemas para a execução da obra.

Existem pré requisitos de como devem ser os projetos arquitetônicos e quais tipos de desenhos eles devem possuir, por exemplo: deve mostrar as dimensões dos cômodos, níveis de piso, detalhes de portas e janelas, representação das paredes, linhas de corte entre outros.

 

Mas nenhum projeto é igual ao outro, cada profissional elabora de uma forma seguindo estas normas estabelecidas pelo município. Um bom projeto precisa ser bem detalhado, para uma boa interpretação na hora de executar, com observações sobre detalhes dos quais o profissional deseja que sejam seguidos a risca, ser preciso nas medias, cotas e áreas, ser compreensível para todos e principalmente não conter erros.

De modo geral um projeto arquitetônico deve possuir:

Planta baixa

A Planta baixa é uma representação em planta como se fosse feito um corte horizontal na casa a uma altura de 1,50m e olhasse de cima, ela possui diversos símbolos padrões que representam aberturas de janelas ou portas por exemplo e itens que serão cruciais para a correta execução da obra como os níveis do piso, disposição dos cômodos, metragem quadrada de cada cômodo, tipo de revestimento em paredes, tetos e pisos, além das cotas que são as dimensões de cada parede.

Planta

Elevação Frontal

Representação da fachada da construção, apresenta a forma como a frente construção estará após concluída, deve incluir pontos como aberturas, pilares e vigas que se sobressaem, detalhes de fachada como ressaltes ou entalhes na parede, marquises, sacadas, cobertura ou platibanda e todo detalhe que possa ser incluído para facilitar o entendimento de seu formato na hora da execução, pode ser incluído algumas observações como por exemplo a cor da tinta a ser utilizada em determinada parede, tipos de aberturas, tipos de guarda corpo como no exemplo abaixo.

Fachada

Continue lendo...

Páginas
1
Veja também:
Estrutura de concreto
PROJETO ESTRUTURAL
 
Este é o projeto mais importante para sua obra, pois ele garante a segurança e qualidade da edificação, além de determinar sua vida útil.
A contratação de um engenheiro experiente para realizar os cálculos é de suma importância para garantir além de tudo economia.
Escritório
ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS
Construir com segurança, sem dores de cabeça e com a certeza que seu sonho está em boas mãos.
Administrar é cuidar para que tudo seja feito como o planejado, prever e resolver possíveis problemas.
Logo.png