Projeto  Arquitetônico

Cortes: 

Os cortes no projeto arquitetônico representam os compartimentos internos do projeto, o próprio nome já diz é feito um corte na vertical de certo ponto estratégico da edificação para mostrar certos detalhes como altura de portas, tamanho de janelas, vãos de escadas, altura de peitoril entre outros que forem necessários detalhar.

Para aprovação de um projeto na prefeitura do município é necessário pelo menos 2 cortes sendo: um na transversal que seria de uma lateral a outra e um na longitudinal sendo o corte feito da frente para os fundos, porém dependendo do projeto, podem ser adicionados mais cortes, para auxiliar na hora da execução. Quanto mais observações forem incluídas no projeto para facilitar o entendimento do construtor melhor, isto reduz o risco de erros na execução e acelera a execução.

Abaixo segue dois exemplos de cortes.

Detalhe Corte.jpg
Corte Transversal
Detalhe Corte 2.jpg
Corte Longitudinal

Planta de situação/localização: 

A planta de situação tem como objetivo mostrar onde o terreno está localizado envolvendo toda zona de entorno do lote. São indicados nesta planta os lotes vizinhos, as ruas e a quadra do terreno, apresenta também as dimensões do terreno, o seu numero de acordo com a quadra, também deve conter a indicação do norte e nomes de ruas.

Em projetos rurais, são indicados ainda: vias de acesso, riachos, cercas, matas, pontes etc.

Abaixo um exemplo de planta de situação.

Planta de localização.JPG

Planta de Implantação

A planta de implantação tem a finalidade de demonstrar como a edificação esta disposta dentro do terreno, a edificação é o ponto principal a ser representado, mas todo item significativo dentro do terreno deve ser colocado no desenho, como muros, cercas, vias de acesso, casinha de gás, estacionamento, área permeável, entrada de água e luz etc.

No modelo abaixo foi utilizado a planta de implantação para fazer a planta de cobertura onde apresentam os pontos de inclinação, tipo de telha, localização de rufos e calhas, entre outros pontos que forem necessários representar.

Abaixo um exemplo de planta de Implantação.

Planta de implantacao cob.JPG

Continue lendo...

Páginas
2
Veja também:
Estrutura de concreto
PROJETO ESTRUTURAL
 
Este é o projeto mais importante para sua obra, pois ele garante a segurança e qualidade da edificação, além de determinar sua vida útil.
A contratação de um engenheiro experiente para realizar os cálculos é de suma importância para garantir além de tudo economia.
Escritório
ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS
Construir com segurança, sem dores de cabeça e com a certeza que seu sonho está em boas mãos.
Administrar é cuidar para que tudo seja feito como o planejado, prever e resolver possíveis problemas.
Logo.png