Administração de obras
A administração de obras é o gerenciamento total da execução, após o aceite do projeto e elaboração do contrato para prestação do serviço é que se inicia o processo de gerenciamento pela construtora, inúmeros trabalhos são desenvolvidos para garantir a correta execução e perfeito funcionamento da edificação.
A administração vai além de apenas comprar os materiais e gerenciar os trabalhadores. Quer saber mais sobre o porque voce deve contratar o serviço de administração para a sua obra, acesse o link abaixo.
Projeto Arquitetônico
O projeto arquitetônico é uma atividade técnica de criação e antecede toda construção, é desenvolvido para diversas tipos de ambientes e atividades como residenciais, comerciais e corporativos.
Pode ser dividido em 5 etapas sendo elas:
- Pré-projeto.
- Estudo preliminar e de situação.
- Anteprojeto.
- Projeto executivo.
- Compatibilização.
RS Engenharia
Construtora
Projeto Hidráulico
Inicio
Os primeiros passos para se elaborar o projeto hidráulico é analisar o projeto arquitetônico, verificando onde serão instalados os pontos de água quente ou fria para os aparelhos como pia da cozinha, pia do banheiro, vaso sanitário, lavanderia, piscina; todos os pontos onde terão necessidade de ser abastecidos com água, serão pré alocados no estudo inicial, bem como determinado as alturas dos pontos de abastecimento.
Projetando
O projeto é elaborado por software e atualmente utilizo o Hydros. Primeiramente é determinado as alturas de pé direito, então é alocado as linhas de paredes do projeto arquitetônico dentro do software. Assim se inicia os lançamentos, após determinar de onde acontece o abastecimento e onde fica o reservatório, a partir dai é feito o lançamento das tubulações verticais e horizontais.
Após feito todos os lançamentos, são feitos as verificações de diâmetros, conexões, pressão, vazão e demanda, este ultimo é determinado através das configurações do software com base nos aparelhos e no numero de pessoas a utiliza-los e uma tabela que estima o consumo de água por pessoa.
-
Casas populares ou rurais: 120 L de água por pessoa.
-
Residências: 150 L de água por pessoa.
-
Apartamentos: 200 L de água por pessoa.
-
Jardins: 1,5 L de água por metro quadrado.
Após ser realizado todas as correções dos diâmetros necessários para suprir a demanda, são elaborados a legenda e a lista de materiais, que apresenta as peças pré determinadas durante a elaboração do projeto e metragens de tubulações bem como os aparelhos que serão utilizados na edificação.
Com todas as verificações feitas e correções são elaborados desenhos isométricos como o exemplo a seguir, para representar as tubulações verticais. Já existem softwares no mercado que utilizam a tecnologia BIM que representa o modelo em 3D e facilitam ainda mais a visualização das tubulações, reservatórios e aparelhos.
Exemplo de detalhe isométrico simples, de um banheiro e do reservatório. Este é um dos desenhos de um projeto hidráulico.
Compatibilização
A compatibilização entre o projeto hidráulico e os demais, deve ser feita analisando todos os projetos, o arquitetônico para saber onde ficarão os aparelhos, o elétrico para que não seja necessário transpassar uma tubulação pela outra, o projeto estrutural para que não seja necessário passar tubulações por vigas ou pilares e se caso não tenha outra saída, deve ser redimensionado antes de executar.
Importância
Todos os projetos são de extrema necessidade independente da dimensão da construção. As vezes por tentar cortar custos alguns clientes questionam se é mesmo necessário realizar o projeto hidráulico ou o elétrico, ponto onde ocorre um grande erro, pois o custo de todos os projetos está entre 4% e 6% do valor total da obra, o que é uma porcentagem muito baixa pelo tamanho beneficio que eles trazem.
O correto dimensionamento das tubulações hidráulicas garantem o perfeito funcionamento do sistema, se que haja falta de pressão nos aparelhos ou falta de água momentânea em alguns pontos caso outros aparelhos estejam sendo utilizados. Sem falar que o dimensionamento correto bem como sua execução podem gerar economia de material para a instalação durante a execução.
É importante também incluir observações no projeto hidráulico inclusive detalhes ampliados de pontos críticos. Incluir a lista de materiais pode ser interessante mesmo que na prática a execução não saia exatamente como está no projeto, ter onde verificar quais pontos serão utilizados e que tipo de registro ou de tubulação, ou ainda o aparelho a ser utilizado em determinado ponto, pode facilitar durante a execução.
Toda e qualquer informação que possa ajudar a entender o que o projetista planeja é bem vinda em qualquer projeto.
Veja também: